Buscar
  • iccomachado

Diagnóstico Ambiental Lago Tarumã

Este trabalho visa apresentar um breve diagnóstico do meio biótico do Lago Tarumã e a proposição de diretrizes gerais para sua manutenção e gerenciamento. Buscou-se, evidenciar a importância da conservação e revitalização da área, pelo seu valor ecológico relacionado à riqueza de espécies vegetais que servem como aporte de abrigo e alimento à fauna e outros organismos e pelo valor do bem-estar que traz à população humana que dela se utiliza como forma de lazer.


O Lago Tarumã localiza-se no quarteirão formado pelas ruas Mario Telles Ferreira, Antônio de Fraga Ramos, Gaúcha, Noquinha de Oliveira e João Carlos Viale Dias, no Bairro Tarumã. Possui uma área aproximada de 87.865,50m² e perímetro de 1583,50m (Prefeitura Municipal de Viamão, 2016). O seu formato atual surgiu a partir da construção de uma barragem na atual Rua João Carlos Viale Dias, o lago é artificial e se origina de uma das várias nascentes de água existentes na região (Prefeitura Municipal de Viamão, 2016).


O Lago Tarumã e seu entorno oferece potencial a ser explorado, rico em beleza natural, poderia receber uma atenção mais aprumada dos órgãos governamentais locais. Embora abstenha-se de infraestrutura e segurança, o público da região o utiliza diariamente, usufruindo do entorno para a prática de exercícios físicos ao ar livre e outras formas de lazer. Alvo de problemáticas, o lago é tema constante nos meios de comunicação do município, onde a população em geral solicita por sua revitalização e manutenção.


Acesse o Diagnóstico completo.

Diagnostico_Lago_Taruma_Lena_ago20_p
.pdf
Download PDF • 1.38MB

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo